O mercado Pet é um dos mercados que mais cresceram de 2012 para 2016, as pessoas cada dia mais e mais adotam animais de todas as espécimes para obter a sensação de conforto e lazer de possuir um bichinho de estimação, tanto que nos anos 90 poucas lojas eram especializadas em Pets e hoje em dias são várias por bairro.
Mercado Pet
Mercado de Pássaros
No Brasil a criação de aves tornou-se uma cultura vasta, muitos criadores realizam eventos e com o acesso a internet podemos perceber a grande quantidade de informações que podemos obter através de fóruns, blogs e grupos de debates.
O Mercado dos Produtos da Avefort
Atualmente o número de criadores comerciais de pássaros regulamentados no país gira em torno de 500 mil, estima o presidente da Cobrap, Aloisio Pacini Tostes. Nos últimos seis anos, estima-se que este mercado cresça a uma média de 10% a 15% ao ano, puxado principalmente pelo interesse das pessoas em terem um pássaro como animal de estimação.
Saulo, um criador profissional afirma: “Em 2014 vendi cerca de 280 unidades, enquanto em 2015 este número pulou para 320 a 370”, calcula. A forte demanda não é acompanhada pela oferta de filhotes, que, além de restrita, varia de acordo com a capacidade de reprodução de cada uma das espécies. Pelo menos 15 pessoas aguardam na fila por um papagaio-do-congo, que só começa a procriar depois dos cinco anos de vida. “A cada postura de ovos são gerados entre dois e três filhotes”, estima Saulo.
A demanda de alimentos para essas aves acompanha também o crescimento do mercado, prateleiras se esvaziam rapidamente nas lojas e os criadores em geral criam vários animais e chegam a ir várias vezes na semana nas lojas especializadas para investirem mais e mais nesse mercado que só cresce.
O mercado de alimentos para pássaros tem o crescimento de 10 a 15% ao ano e a demanda só aumenta.