top of page

Pássaros

Nossas sementes e rações foram desenvolvidas com as necessidades nutricionais de cada ave e de acordo com seus hábitos alimentares. As espécies brasileiras que nossas rações abrangem são as citadas a baixo, membros da mesma família que participam do mesmo nicho ecológico possuem hábitos alimentares muito parecidos.

Galo de Campina
Canário Belga

O Galo de Campina, conhecido também por Cardeal-do-Norte, é uma ave da família Emberizidae, grupo dos cardeais. A espécie tem cerca de 17 cm de comprimento, cabeça anterior e garganta vermelhas, sem topete, abdomem branco, costas acinzentadas. Vive em bandos nas caatingas em quase todo o Nordeste brasileiro. Alimenta-se de sementes, bagas, insetos e bambis. A ave tem um belo canto e põe em média de dois a três ovos.

O canário (Serinus Canaria), popularmente conhecido como canarinho é um pequeno pássaro canoro, Membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. O seu nome vem destas últimas, sendo que o nome das ilhas vem da palavra em latim canaria que significa "dos cães", já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome Canário Belga foi dado pois as aves eram levados por piratas e navegadores como presentes aos reis Belgas.

Bicudo

O bicudo (Oryzoborus maximiliani) é um pássaro silvestre considerado nobre e recebe esse nome devido ao grande e largo bico. É um parente muito próximo do curió e, assim como ele, é excelente cantor. Embora seja uma ave com o porte um pouco maior que o curió, entre 15 e 16 cm, o bicudo possui a mesma cor preta, com uma mancha branca na asa. Seu peso pode chegar até 25 g e sua envergadura, aos 23 cm. Sua cauda é composta por 12 penas e cada asa, 17 penas.

Curió

O curió é muito estimado principalmente por seu canto, eu nome, na linguagem indígena, significa “amigo do homem”. Por extensão, não podemos afirmar que o homem seja propriamente um amigo do curió, reduzindo seu habitat natural, caçando-o impiedosamente e fazendo desse pássaro um verdadeiro ícone de disputas de canto e de comércio desenfreado, que funciona nos meandros e muitas vezes na marginalidade das leis de proteção ambiental, beirando a imoralidade gananciosa e permissiva.

Periquito

Periquito é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Psittacidae que se alimenta essencialmente de sementes. Os periquitos vivem nas regiões de pastagens naturais na Austrália. A cor natural era o verde claro, mas após várias gerações foi tendo várias cores. Hoje em dia há periquitos de todas as cores inclusive preto, descoberto por volta do início deste século.

Calopsita

As calopsitas são aves geralmente dóceis que podem ser conservadas como animal de estimação. São bastante ativas e emitem gritos, assobiam e muitas chegam até a imitar sons que ouvem com frequência (ex.: seu nome, ou alguma outra palavra que ouve constantemente). Geralmente apenas os machos conseguem falar ou cantar, há algumas exceções em que fêmeas cantam.

Ouça o Canto

Os papagaios, assim como os periquitos são pertencentes a ordem dos Psittaciformes, porém os de médio porte são denominados de papagaios. O mais comum no Brasil é o papagaio-verdadeiro que é principalmente um papagaio verde com cerca de 38 cm de comprimento e pesa cerca de quatrocentos gramas. Tem penas azuis na testa, acima do bico e amarelo na cara e coroa. Distribuição do azul e amarelo varia muito. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea. Se destaca um fino anel externo vermelho. Os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto. É uma das espécies mais inteligentes de ave do planeta. Sua expectativa de vida é de oitenta anos. Os papagaios-verdadeiros também costumam repetir o que ouvem de seus donos.

Papagaio

O sanhaço mede de 16,5 a 19 cm de comprimento, pesando em média 42 gramas. Possui plumagem cinzenta fosca e/ou azulada, com partes inferiores mais claras. As rêmiges são marginadas de um azul um pouco mais pronunciado com reflexos verdes, próximo de azul-turquesa, o mesmo efeito encontrado nos ombros e nas margens das tetrizes. Jovens têm uma cor mais esverdeada-pardacenta. 

Sanhaço

O tico tico distingue-se pela sua coloração rajada de marrom, negro e cinza e pelo seu topete. Tem uma larga área de ocorrência nas Américas que vai da Terra do Fogo até o sul do México, evitando florestas densas. No Brasil também é conhecido como maria-judia, salta-caminhos e jesus-meu-deus.

Tico Tico
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto
Ouça o Canto

Os Pássaros Pretos ou "Graúnas" são naturais de savanas áridas, campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente úmidos ou inundados, pastagens e florestas secundárias. Põe em média 4 ovos em ninhos geralmente construídos em buracos de árvores ou em ninhos abandonados de outras aves. Sua incubação é de 14 dias. Os filhotes permanecem em média 18 dias no ninho. Com 40 dias podem ficar independentes dos pais. Não há dimorfismo sexual ou etário, pois machos e fêmeas cantam, e os jovens são como os adultos. Há dificuldades na formação do casal. As tentativas de reprodução devem ser feitas em viveiros de viveiros de 1 m de largura X 2 m de altura X 3 m de profundidade.

Pássaro Preto
Ouça o Canto
Cardeal

Cardeais são aves de extrema beleza, sua principal característica é o topete eriçado de um vermelho intenso, que invade também o peito em ambos os sexos. As partes superiores são acinzentadas, os olhos são marrom escuro, as pernas negras e a região ventral esbranquiçada. Possuem um canto alto e metálico. São da mesma família do Galo Campina e as vezes recebem o mesmo nome em certas regiões.

Ouça o Canto
Sabiá

Sabiá é uma ave da família Turdidae, que engloba 66 espécies de melros, tordos, caraxués e sabiás de médio e grande porte, caracterizados pelas suas cabeças arredondadas e longas asas pontiagudas, e por geralmente possuirem um canto melodioso. A distinção entre melros e tordos não é baseada em dados biológicos e é puramente cultural e linguística, variando de língua para língua. Os sabiás inspiram diversos artistas musicais em várias culturas.

Ouça o Canto
bottom of page